quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A estrutura do Cabelo


Onde Tudo Começa á Acontecer....
Amadinhos e Amadinhas....
Eu poderia começar falando de produtos e tratamentos capilares que fortalecem e revitaliza as madeixas, mas depois de dá muita cabeçada na minha busca pelos cabelos saudáveis e bonitos foi que me dei conta que antes de tudo o que tentei fazer pra melhorar o estado do meu cabelo eu primeiro devia saber com que eu estava lidando.
O segredo de um cabelo bem cuidado Todo mundo já sabe: usar bons produtos, cuidados diários e etc....
Só que o que pouca gente sabe é que Isso Não basta!!!
Pode ser o Shampoo ou creme mais caro do mundo se não for o ideal pra necessidade do seu cabelo não vai adiantar vamos entender o porque?
Cada cabelo têm formar tamanhos e estruturas diferentes, e como passar dos anos cada vez mais estamos modificando a estrutura ,cor , e tamanho do cabelo, e isso causa reações adversas para cada tipo de cabelo.
por isso nem tudo que é bom pra um tipo de cabelo é tão bom assim para o outro.
O melhor mesmo antes de qualquer coisa é entender como funciona tudo no cabelo então vamos lá....

FIO DE CABELO

O fio de cabelo é uma estrutura fina que cresce em média 1,5 cm ao mês. Ele é constituído principalmente de uma proteína denominada queratina. Durante seu crescimento ele é envolto pela secreção das glândulas sebáceas. Estas são as responsáveis pela lubrificação dos fios, funcionam como uma capa protetora, além de permitir brilho e suavidade ao fio. Cada fio possui raiz e haste. A haste é a parte visível.

Ao microscópio aumentado,milhares de vezes , cada fio possui três estruturas principais:

> Cutícula – Camada Externa
> Córtex – Camada intermediária
> Medula – Camada central.

1. CUTÍCULA - É a camada externa do fio. Cujas propriedades estruturais servem de proteção contra influências externas. Ela é formada por células achatadas que formam uma cobertura de escamas de queratina que se sobrepõem umas as outras, lembram escamas de peixe. A cutícula quando agredida ocasiona alterações na saúde do fio, como pontas secas e duplas, cabelo seco e quebradiço, alteração na cor, queda, etc. Isto ocorre principalmente por Ações Mecânicas como ato de escovar, pentear, secar e por Ações Químicas como descoloração, tintura, permanente, alisamentos, etc e por Ações de Agentes Externos como sol, poluição, vento, poeira, água com cloro, ar condicionado, etc.
2. CÓRTEX - É constituído de células delgadas que possuem em seu interior um pigmento denominado melanina, que confere a cor dos cabelos, podendo estar presente sob a forma de grânulos esparsos, grumos ou fluído.A cor do cabelo é determinada geneticamente. De acordo com a natureza da melanina, a quantidade e a sua distribuição no cabelo, pode obter várias cores. Os tipos principais de melanina são três: Eumelanina – Azul, Feomelanina – Amarelo e Tricosiderina – Vermelho.

As cores naturais dos cabelos dependem das diferentes proporções destas melaninas e são indicadas na escala de 1 a 10, da cor mais escura a mais clara, em progressão descendente, para o desenvolvimento de tinturas.







Deu pra ter uma pequena ideia de como nosso cabelo funciona e porque ele precisa de cuidados especiais?
Apartir dessas informações vamos entender melhor pra que serve cada produto e como podemos utiliza-los ao nosso favor....

Aguardem o próximo post....imperdivél





2 comentários:

Unknown disse...

gostei!

Unknown disse...

Obrigado Tuzinha!!!grande bjo minha irmãzinha linda!!!!